Fenômeno devastador causa estragos em cidades do RS
Nesta quarta-feira (12), células de tempestade associadas ao ciclone extratropical próximo à costa do RS resultaram em queda de granizo em várias regiões, incluindo os Vales do Rio Pardo e a região Central. Ainda não há um levantamento completo sobre a extensão dos danos, mas várias propriedades foram atingidas pelas pedras de gelo.
Sobradinho, localizada no Vale do Rio Pardo, foi uma das cidades mais afetadas. A prefeitura estima que 2.255 edificações, entre residências e prédios comerciais, tenham sofrido danos durante a tempestade.
Danos causados pelas chuvas atingem diversas localidades
Além dos danos causados nas áreas urbanas, várias localidades do interior também foram afetadas. Em Sobradinho, mais de 20 mil metros de lona já foram distribuídos para os moradores, contando com o apoio de lojistas da região. A administração municipal utilizou todo o estoque disponível e está em processo de publicação de um decreto de situação de emergência. Como resultado, as aulas foram suspensas.
O município de Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, também sofreu severos impactos. Mais de 2.000 pessoas solicitaram e receberam lonas para cobrir suas casas, mas o número total de residências afetadas ainda está sendo avaliado. Além disso, houve registros de danos em lavouras na região.
Santa Cruz do Sul, por sua vez, teve danos em residências, porém em menor quantidade. Ainda não há uma estimativa precisa sobre o número de imóveis atingidos. Os municípios de Arroio do Tigre, Candelária e Ibarama também relataram danos em residências causados pelo granizo, mas as avaliações ainda estão em andamento.
Na região Noroeste, Derrubadas registrou danos em 15 residências, enquanto em Joia, na região Norte, pelo menos 300 imóveis foram atingidos por granizo durante a madrugada. Em Dilermando de Aguiar, na região Central, também houve relatos de queda de granizo, mas a prefeitura ainda está realizando o levantamento dos prejuízos.
Imagem: Divulgação/Governo do RS