Queijarias do RS são premiadas em importante concurso do Brasil

Queijarias do Rio Grande do Sul foram premiadas em um importante concurso a nível nacional. Entre mais de mil inscritos na sexta edição do Prêmio Queijo Brasil, 19 estabelecimentos gaúchos marcaram presença entre os grandes vencedores.

O concurso foi realizado em Blumenau, Santa Catarina, entre 7 e 9 de julho. O Rio Grande do Sul bateu recorde de premiações e saiu com 15 medalhas de ouro, 24 de prata e 17 bronzes. Ao todo, foram 56 medalhas conquistadas. Confira abaixo mais informações sobre o concurso, quais os vencedores e seus respectivos números de premiações.

19 queijarias do Rio Grande do Sul são premiadas em concurso nacional

EstabelecimentoMedalhas de ouroMedalhas de prataMedalhas de bronze
Fazenda Três Montes11
Queijaria Pelizzari11
Casa da Ovelha2 (Seleção Queijista)21
Granja Cichelero143
Dorf Queijaria11
Queijaria Dico Borges1
Queijaria Valbentra12
Queijaria Don Boschi1
Agroindústria Camponês111
Porão do Queijo Suíço113
Terroir da Vigia222
Queijos D’Nena123
Matuto Queijos Artesanais11
Queijaria Estância Vovô Manoel2
Laticínio Bella Vista1
Reginato Laticínios11
Agroindústria Dom Manuel1
Alvorada Missioneira1
Queijaria 4ES21
Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul

Entre os grandes vencedores, a Casa da Ovelha, de Bento Gonçalves, foi a única do Rio Grande do Sul a ser escolhida para a lista “Seleção Queijista”, com apenas 10 queijos, selecionados por um painel de especialistas de todo o Brasil.

“Tem sido notável o aumento da qualidade dos queijos artesanais brasileiros e o Prêmio Queijo Brasil serviu para referendar isso. Nossa experiência neste evento serviu principalmente para ver o potencial dos queijos gaúchos para conquistar o paladar nacional”, afirmou um dos jurados e palestrantes do concurso, o médico veterinário Danilo Gomes, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

Imagem: Divulgação / Seapi-RS