Famosa empresa encerra atividades após 127 anos
Após longos 127 anos fazendo sucesso e conquistando o coração de diversos clientes, a cervejaria artesanal mais antiga dos Estados Unidos está fechando suas portas. Na quinta-feira (13), apreciadores da bebida foram até à sala de degustação Anchor Brewing para se despedir do lugar que guarda tantas histórias.
Na quarta-feira (12), a empresa divulgou um comunicado explicando o que motivou o encerramento das atividades. “Reconhecemos a importância e o significado histórico da Anchor para San Francisco e para a indústria de cervejaria artesanal, mas os impactos da pandemia, da inflação, especialmente em San Francisco, e de um mercado altamente competitivo deixaram a empresa sem opção”.
Segundo a empresa, os funcionários receberam aviso prévio de 60 dias, além de promessas de indenizações. A Anchor ainda afirmou que enquanto houver cerveja disponível, continuará embalando e distribuindo.
Cervejas perdem espaço no mercado e empresa entra em crise
Fundada em 1896, as vendas da Anchor Brewing vinham decaindo desde 2016. Em 2017, a empresa foi comprada por US$ 85 milhões pela Sapporo.
Nos últimos anos, as fabricantes de cerveja têm apresentado dificuldades em suas vendas, devido ao grande sucesso de outras bebidas, como coquetéis enlatados, vinhos, bebidas artesanais, entre outros.
De acordo com a Brewers Associations, em 2022, a venda de cervejas em geral no Estados Unidos caiu 3,1%. Já a de cervejas artesanais, apresentou aumento de apenas 0,1%.
Em 1960, a empresa foi adquirida por Fritz Maytag, que passou a trabalhar com novas produções, como o dry hopping. Em 1971, as cervejas começaram a ser engarrafadas, segundo a cervejaria.
As cervejas Anchor Porter, Liberty Ale, Old Foghorn Barleywine Ale e a Christmas Ale anual foram alguns dos grandes sucessos da marca em seus longos 127 anos de produção.
Há pouco tempo, em busca de se recuperar financeiramente, a Anchor anunciou que suas vendas de cervejas seriam exclusivas à Califórnia e que a produção da Christmas Ale seria reduzida.
“A Anchor investiu grande paixão e recursos significativos na empresa”, disse o porta-voz da cervejaria, Sam Singer.
Imagem: Reprodução/Internet/TV Foco