Nova pesquisa revela os 10 bairros mais perigosos de Porto Alegre para pedestres; veja ranking
Uma nova pesquisa revelou quais são os 10 bairros mais perigosos para pedestres em Porto Alegre. De acordo com um levantamento realizado com base em dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, a região mais perigosa da capital gaúcha apresenta cerca de cinco assaltos por dia.
O Centro Histórico, com 948 casos registrados, foi o bairro de Porto Alegre com maior número de assaltos à pedestres. A pesquisa é referente ao primeiro semestre de 2023. Confira abaixo a lista completa com as regiões mais perigosas da capital gaúcha.
Quais os 10 bairros com maior número de assaltos em Porto Alegre?
- Centro Histórico – 948 registros
- Rubem – 310 registros
- Floresta – 257 registros
- Sarandi – 230 registros
- Partenon – 220 registros
- Cidade Baixa – 214 registros
- Passo da Areia – 134 registros
- Praia de Belas – 132 registros
- Farroupilha – 131 registros
- Restinga – 129 registros
O maior aumento no número de assaltos em relação à 2022 foi registrado no bairro Cidade Baixa. Ao todo, foram 214 ocorrências em comparação à 172 no ano anterior, representando um aumento de 24,4%.
Em entrevista ao portal GZH, o coronel Luciano Moritz Bueno, comandante do Comando de Policiamento de Porto Alegre, afirmou que as regiões de maior risco são aquelas onde há grande circulação de pessoas. “Principalmente aonde o delinquente pode encontrar possibilidade de se misturar na multidão”, afirmou o coronel.
De acordo com as orientações da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, é essencial que os cidadãos tenham atenção para se proteger de assaltos. A recomendação principal é não manusear celulares em locais de grande concentração de pessoas; caso seja preciso, é recomendado entrar em algum espaço fechado, como uma loja.
Se for vítima de roubo, é imprescindível que se mantenha a calma e tente não reagir. Em seguida, procure a Brigada Militar ou a Polícia Civil.
Imagem: Reprodução / Detran-RS