Especialista faz alerta e fenômeno pode trazer novos ciclones para SC
O segundo semestre deste ano contará com chuvas intensas e tempestades fortes para a região Sul do Brasil, com impactos extremos e podendo ir além das projeções atuais dos especialistas.
É importante destacar que os ciclones que passaram por Santa Catarina nos dias 12 e 13 de julho podem retornar até o final do ano. Esse fenômeno é atribuído ao El Niño, que obtém grande influência no clima do estado.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, em entrevista para O Município, os futuros impactos do El Niño em Santa Catarina podem resultar em grandes acumulados de chuvas.
Impactos do El Niño
Além da grande quantidade de chuva no estado, há o risco de tempestades de primavera intensas, características da estação. Porém, neste ano, esses fenômenos podem ser intensificados devido ao El Niño.
Diante deste cenário, os ciclones também são mais intensos, em comparação com o último evento que atingiu Santa Catarina. É indispensável que as autoridades se preparem para grandes tempestades de granizo, alertando a população.
Sendo assim, o clima até dezembro deste ano está sendo preocupante para os pesquisadores. A evolução das previsões pode sofrer alguma modificação, conforme alterações no contexto atual.
Clima nesta quinta-feira
Ainda de acordo com informações dadas pelo Scheuer, o tempo úmido e frio está com horas contadas em Brusque e região. Porém, ao longo desta quinta (20), as cidades do Vale do Itajaí ainda podem esperar temperaturas baixas e frio intenso.
Para sexta-feira (21) e o final de semana, as temperaturas começam a aumentar significativamente. De acordo com o meteorologista, é esperado que o sol retorne e predomine em boa parte do estado.
Os termômetros podem até mesmo ultrapassar os 25°C e 26°C, criando um clima agradável para quem aprecia o calor.
Imagem: WikiImages / Pixabay