Novo levantamento divulgado nesta quinta (20/07) gera preocupação para moradores de Porto Alegre
Um novo levantamento divulgado pelo Fórum Nacional de Segurança Pública nesta quinta-feira (20) revelou uma informação preocupante para moradores de Porto Alegre. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cidade é a capital da região Sul com o maior aumento no número de mortes violentas intencionais.
Ao todo, foram registrados 400 casos, incluindo homicídios, feminicídios, entre outros. Em 2021, o número total de registros foi de 322. O aumento absoluto foi de 78 casos, representando alta de 24,8%. Confira abaixo mais informações sobre a pesquisa.
Porto Alegre é a capital mais violenta entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Entre as 400 mortes violentas intencionais em Porto Alegre, a maioria foram homicídios, representando 354 do total. Foram registradas também 34 mortes por intervenção policial, 12 feminicídios, 7 latrocínios e 5 casos de lesão seguida de morte. Um dos casos é referente a um policial morto em confronto.
O estudo aponta que ocorrem 30 mortes a cada 100 mil habitantes da capital gaúcha. Comparando com outras capitais do sul, Florianópolis tem um índice de 9,9, enquanto em Curitiba, é de 22,1.
Porto Alegre também foi definida como a terceira capital com mais mortes violentas intencionais em todo o período de 2022. Em relação ao aumento comparado com o ano anterior, as únicas capitais à frente de Porto Alegre no índice são Cuiabá, com 37,6% de aumento, e Palmas, com alta de 27,2%.
De forma geral, o estado do Rio Grande do Sul na totalidade também apresentou alta no indicador de crimes intencionais contra a vida. O total foi de 2.154 assassinatos em todo o estado. No ano anterior, o indicador foi de 2.073.
Em todo o Brasil, a tendência dos últimos anos tem sido de queda no número de mortes, desde 2013. O RS apresenta o resultado oposto, com alta de 5,4% no mesmo período.