Fachadas de prédios desabam e paralisam trânsito em cidade do RS
Na manhã desta terça-feira (25), duas fachadas de prédios desmoronaram em Porto Alegre, capital gaúcha. Os imóveis ficam na rua Barros Cassal, no bairro Floresta, área central do município.
Apesar da fachada ter desmoronado, não houve registros de feridos no local. Porém, o trânsito ficou parado para a retirada dos destroços que permaneceram no local por algumas horas, até a chegada das autoridades.
Desmoronamento dos prédios
O primeiro desmoronamento ocorreu por volta das 9 horas da manhã, no número 315 da Barros Cassal. Parte da estrutura de tijolos veio ao chão rapidamente, o que resultou no dano da construção ao lado.
Por volta das 11 horas da manhã, parte da fachada do outro imóvel, vizinho ao primeiro prédio que teve sua fachada desabada, também cedeu. As estruturas são caracterizadas por “geminadas”, ou seja, possuem características de construção similares e ligadas.
Devido à ocorrência dos desabamentos, o trânsito na Barros Cassal está totalmente interrompido entre as avenidas Alberto Bins e Cristóvão Colombo. A CEEE Equatorial foi acionada para ir até o local e desligar o abastecimento de energia.
Isso porque, um poste de rede de distribuição fica localizado bem em frente a um dos prédios onde a fachada desmoronou.
Corpo de Bombeiro esteve no local
O responsável pelo imóvel já foi contatado sobre o acidente envolvendo a sua propriedade. De acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre, ele afirmou que, ainda hoje, uma equipe vai remover os elementos que ficaram com risco de queda.
A informação do fechamento do imóvel também foi repassado à imprensa do município e à Defesa Civil da capital do Rio Grande do Sul.
Além disso, Corpos de Bombeiros e a equipe da Defesa Civil estiveram no local. Junto ao bloqueio do trânsito, pedestres também não podem passar perto do local do desabamento.
Foto: Guilherme Almeida