Tornado foi registrado em cidade do RS? Entenda o caso

Um tornado foi registrado em uma cidade do Rio Grande do Sul? Essa informação ganhou notoriedade desde a manhã desta quarta-feira (26) — em um vídeo divulgado em redes sociais, uma moradora de Espumoso, que viajava para Passo Fundo, registrou uma formação no céu, acreditando se tratar de um estágio inicial do fenômeno.

Apesar da semelhança, é possível averiguar que esse não é o caso. Segundo avaliação da MetSul Meteorologia, o evento em questão é uma nuvem escudo — um tipo de nebulosidade inofensiva, mas que é comumente confundida com tornados. Confira abaixo mais informações a respeito.

Nuvem é confundida com tornado no Rio Grande do Sul

Apesar de não possuírem rotação, as nuvens escudo são confundidas com frequência com tornados, pois tem um formato de funil. Confira abaixo a fotografia do fenômeno em questão, conforme registrado no Planalto Médio do Rio Grande do Sul.

Foto mostra nuvem escudo no Rio Grande do Sul, confundida com tornado.
Imagem: Debora Tombini / Arquivo pessoal / ClicEspumoso

Nuvens escudo são formadas como parte da condensação que não está ligada às partes mais altas das nuvens de tempestade, geralmente quando o vento frio se choca com o ar quente, logo antes do evento.

Esse fenômeno também costuma ser confundido com nuvens de funil, que possuem rotação, mas também não são caracterizadas como um tornado. Ambas parecem ameaçadoras, mas não provocam instabilidades. No entanto, é preciso atenção, pois essa última pode, sim, representar um risco.

Isso ocorre porque apesar de não se conectar com o solo, as nuvens funil possuem rotação e, por isso, podem resultar na formação de um tornado.

É importante ressaltar que não existe tornado em estágio inicial. Apesar da origem poder ocorrer em uma nuvem funil, o fenômeno só pode ser definido como tal uma vez que chega à velocidade de 117 km/h, podendo ir até além de 500 km/h.

Imagem: Debora Tombini / Arquivo pessoal / ClicEspumoso