Cidades com a melhor educação do Brasil; RS fica de fora e SC aparece na lista!

Um novo levantamento revelou quais são as cidades com a melhor educação no Brasil — o Rio Grande do Sul ficou de fora e Santa Catarina marcou presença em uma posição.

O Prêmio Band Cidades Excelentes, realizado em parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituo Aquila, incluiu 5.570 municípios, todos avaliados com base no IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila. Eles foram classificados também de acordo com sua faixa populacional. Confira abaixo quais se destacaram no quesito de educação.

Três cidades com melhor educação no Brasil

  • Catunda (CE)

Na faixa de até 30 mil habitantes, a grande vencedora é a cidade de Catunda, no Ceará. Fundado em 1990, o município tem cerca de 10 mil residentes, sendo destaque também em segurança, com o menor índice de violência em todo o estado. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sua avaliação foi de 8,8 e 7,3 para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, respectivamente. A taxa de escolarização entre 6 a 14 anos de idade é 98,7%.

  • Pomerode (SC)

Já entre os municípios entre 30 e 100 mil habitantes, o destaque vai para Pomerode, em Santa Catarina. A cidade possui cerca de 34 mil habitantes e uma taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade em mais de 98%. A avaliação dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental é de 6,6 e 5,6, respectivamente, segundo o Ideb.

  • Sobral (CE)

Sobral, no Ceará, se destacou entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. A cidade tem mais de 200 mil residentes, com uma taxa de escolarização de 97,9%. Segundo a avaliação do Ideb, a nota para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental é de 8,0 e 6,6, respectivamente. Além disso, possuí nove escolas classificadas entre as 100 melhores do Brasil.

Imagem: Reprodução / jcomp / Freepik