Cientistas descobrem animal ameaçado de extinção no RS; veja espécie

Nesta sexta-feira (28), foi divulgado pela Agência Bori de comunicação científica, um estudo científico que traz a fotografia de um animal que está entre os mais ameaçados de extinção no mundo, o gato-palheiro-panpeano preto, conhecido como gato-dos-pampas. Os registros foram feitos em 2021, no território do Comando Militar do Brasil, que está localizado entre Rosário do Sul e Cacequi.

O gato-dos-pampas é um gato selvagem típico dos Pampas que pode chegar a pesar 3,5kg e atingir 1 metro de comprimento. Até pouco tempo, os cientistas desconheciam a versão preta deste animal, que geralmente é cinza. Segundo os pesquisadores, essa cor pouco comum é causada por uma mutação genética que resulta no excesso de pigmentação.

Cientistas demoraram 1.080 dias para conseguir uma fotografia do animal

Ao todo, as tentativas de tentar fotografar o raro animal duraram 1.080 dias. Nove câmeras com sensores de movimento e temperatura foram colocadas em áreas livres de agricultura para tentar capturar o gato-dos-pampas, da espécie Leopardus Pajerus.

A fotografia foi feita pelo zoólogo Fábio Dias Mazim, da ONG Instituto Pró-Carnívoros e da empresa Ka´aguy Consultoria Ambiental, com os biólogos e veterinários de diversas instituições, incluindo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). O estudo foi publicado pela revista científica Biota Neotropica.

Com o novo registro, os pesquisadores se sentem motivados e pretendem conseguir mais fotos do mesmo animal e de outros da espécie que também apresentam coloração preta. Futuramente, eles também desejam realizar estudos genéticos, ecológicos e de saúde com os gatos palheiros. Um dos objetivos é promover conscientização sobre o animal.

No momento, existem apenas cerca de 100 gatos-dos-pampas em uma região entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Geralmente, esses animais vivem em locais abertos, pastos com capim alto e poucas árvores.

Imagem: Agência Bori