Lenda do futebol mundial surpreende ao anunciar aposentadoria nesta quarta (2)
Considerado um dos maiores goleiros da história do futebol e para alguns fãs do esporte, o “inimigo da aposentadoria”, o goleiro italiano Gianluigi Buffon anunciou o fim da sua carreira como jogador nesta quarta-feira (2), aos 45 anos.
Nas redes sociais, Buffon postou um vídeo mostrando os melhores momentos da sua carreira e escreveu na legenda, “Isso é tudo, pessoal! Vocês me deram tudo, eu dei tudo a vocês. Fizemos isso juntos!”.
A trajetória de Gianluigi Buffon no futebol
Buffon começou sua carreira nos gramados com apenas seis anos, jogando no Canaletto, time amador da Itália. Posteriormente, o goleiro passou em outras equipes que praticavam o futebol com amadorismo, sendo elas a Perticata e a Bonascola. Em 1991, com 13 anos, Gianluigi Buffon começou a atuar nas bases do Parma, onde se profissionalizou aos 17 anos, em 1995.
Com passagens pelas equipes de Parma, Juventus e PSG, o lendário goleiro já conquistou títulos como Europa League, Copa da Itália, Supercopa da Itália, Campeonato Italiano, Campeonato Francês e Supercopa da França.
Além disso, não dá para mencionar Buffon sem lembrar da sua passagem pela Seleção Italiana, com a qual conquistou a Copa do Mundo 2006, sendo uma das peças fundamentais da equipe. Foram 176 jogos com a camisa da Azzurra, passando por torneios como Copa do Mundo 1998, 2002 e 2010, além das disputas pela Euro 2000, 2004, 2008 e 2012.
A lenda do futebol também já conquistou mais de 10 prêmios individuais, dando destaque para oito troféus do Oscar del Calcio, uma Luva de Ouro por sua participação na Copa do Mundo 2006 e um The Best FIFA Football 2017, sendo eleito o melhor goleiro do mundo.