Péssima notícia surge para quem quer alugar um imóvel em Porto Alegre

Os aluguéis residenciais subiram 0,51% em julho deste ano no país. Apesar do aumento ser considerável em todo o Brasil, Porto Alegre foi uma das cidades que registrou os maiores aumentos.

Sendo assim, as pessoas que desejavam alugar um imóvel na capital gaúcha se depararam com altos números na hora de se planejar. Porto Alegre passou de -0,13% no mês anterior para 0,58% em julho.

Os dados são do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar), e foram divulgados nesta sexta-feira (4), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

Valor do aluguel cresce em Porto Alegre

Em 12 meses, na leitura nacional, o índice acumulou uma alta de 7,37%. Além da capital gaúcha, também apresentaram taxas de variações em:

  • Belo Horizonte, de -4,98% para 2,54%;
  • Rio de Janeiro, de -2,77% para 1%;
  • Apenas o estado de São Paulo apresentou decréscimo no número, indo de 1,54% para -0,35%.

Contudo, no acumulado de 12 meses, os aluguéis avançaram significativamente: 5,97% em São Paulo; 5,76% em Porto Alegre; 10,73% em Belo Horizonte; e 9,49% no Rio de Janeiro.

Imóveis permanecem caros

O Ivar (Índice de Variação de Aluguéis Residenciais) foi criado com o principal objetivo de medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis do Brasil.

Dessa forma, é possível prever aumentos ou diminuições nos preços de aluguéis em vários estados do país, com informações obtidas diretamente de contratos assinados entre locadores e locatários sob intermediação de empresas administradoras de imóveis.

Até então, a FGV coletava informações de anúncios de imóveis residenciais para locação, e não os valores efetivamente negociados. Porém, para maior precisão dos dados, outra abordagem foi adotada para a pesquisa.

Foto: Reprodução / Freepik