Qual é o restaurante mais antigo do RS? Sua idade é ASSUSTADORA!

O restaurante mais antigo em atividade do Rio Grande do Sul, o Gambrinus, completou 130 anos no Mercado Público de Porto Alegre. O estabelecimento faz parte do local desde o dia 5 de outubro de 1889, acompanhando todas as transformações da capital.

Seu nome faz alusão a Gambrinus, um lendário rei do povo de Flandres e patrono não oficial da cerveja. O restaurante foi fundado, inicialmente, como ponto de encontro de uma confraria de alemães.

Com isso, eles começaram a preparar petiscos aos alemães, e, mais tarde, começaram a atender também o público geral.

Bolinho de bacalhau é marca do negócio

O Gambrinus é bastante conhecido pelo seu tradicional bolinho de bacalhau, receita única, que vem desde a época em que os portugueses assumiram o local. Além disso, há um cardápio diferenciado e variado no estabelecimento.

Com atendimento impecável, vários garçons atendem a clientela com bom humor e gentileza, sendo reconhecidos há anos por sua forma educada de atender os pedidos de visitantes.

Sentar em torno de suas mesas históricas é uma oportunidade para quem, além de comer ótimas comidas e petiscos, quer mergulhar na história da cidade.

Cardápio extenso e diversificado

O restaurante é especialista em servir pratos de frutos do mar e comida portuguesa, contando também com um cardápio bastante extenso, com opções como tainha recheada com camarão, filé de congro e linguado ao molho de camarão, filé de salmão com alcaparras e champignon, entre vários outros.

Além dos pratos, o Gambrinus oferece ao cliente uma variada carta de vinhos nacionais e importados, e conta com uma tradição de mais de 50 anos servindo Chopp Brahma e variedade de cervejas artesanais.

Com duas entradas: uma pela Praça XV e a outra por dentro do Mercado Público de Porto Alegre.

Foto: MARIANA CARLESSO/JC