Famoso pintor e professor gaúcho morre aos 75 anos

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (14), em Porto Alegre, o professor e pintor gaúcho Fernando Baril, aos 75 anos. De acordo com informações do portal GZH, Baril sofreu uma morte súbita. Ao longo de décadas de carreira, o artista foi reconhecido por pinturas com críticas à sociedade e à vida cotidiana.

O velório, aberto para o público, ocorre nesta terça-feira (15), no Crematório Angelus Memorial (Av. Porto Alegre, 320 — Medianeira, Porto Alegre), capela 02, das 08h às 11h30.

Baril não teve descendentes diretos, mas deixa um sobrinho com o qual possuía uma relação próxima, Salomão Schames Neto, além da esposa do mesmo, Ana, e a afilhada, Eduarda. Tinha também como família uma irmã e outra sobrinha com a qual não mantinha contato. Confira abaixo mais informações sobre a vida e carreira de Fernando Baril.

Pintor deixa legado na história da arte gaúcha

Fernando Baril nasceu em Porto Alegre, em 1948. Fernando começou a estudar arte aos 10 anos, com orientação do escultor Vasco Prado. Após um período auxiliando o artista, ele começou suas primeiras experiências como professor na área.

Em 1971, o pintor iniciou uma graduação em Arquitetura e Urbanismo. Seis anos depois, passou a se dedicar totalmente à arte. Em 1978, começou uma pós-graduação em pintura e procedimentos pictóricos na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, em Madri. Na década de 80, lecionou no Ateliê Encontro da Arte, como orientador do Grupo Pigmento.

 Foto: André Ávila / Agência RBS

Ao longo de sua carreira, Baril estudou no Canadá, Estados Unidos e Espanha. Também teve aulas com grandes nomes como Francisco Stockinger e Paulo Porcella.

Em suas obras, trabalhou tópicos majoritariamente ligados a críticas à sociedade e ao consumismo. Uma de suas obras mais famosas, “Cruzando Jesus Cristo com Deusa Shiva”, o pintor retrata Jesus Cristo com múltiplos braços, carregando produtos representativos da cultura de consumo, como um cachorro-quente e óculos de sol.

Imagem: Reprodução / mdjaff / Freepik