Paraná esconde um lindo paraíso natural e poucos sabem disso
A Lagoa Azul, que fica em São Manoel do Paraná, na Reserva Ecológica Caraguatatiba da Divisa, é considerada um paraíso na natureza. O local fica em uma área preservada, com várias opções de passeios em família.
Além disso, o espaço tem uma ponte de acesso a um deque de madeira no meio da água. De lá, os visitantes têm uma visão panorâmica de diversidade de vegetação no ambiente e biodiversidade, com várias espécies de peixes e animais silvestres.
Quando o sol reflete na água, as folhas deixam a lagoa com tons de verde e azul, criando uma ilusão de fantasia. Já nos dias nublados, a coloração muda com tons de cinza.
Trilhas ao redor da Lagoa Azul
Apesar da Lagoa ser um espetáculo de natureza, há também, quatro trilhas pelas matas com diferentes níveis de dificuldade. Vale lembrar que a Reserva Caraguatatiba tem 222 hectares, equivalente a 311 campos de futebol.
Dentre as principais atrações de São Manoel do Paraná, destacam-se as visitas em cachoeiras, trilhas diferenciadas e festividades na região. A entrada é gratuita, uma vez que o responsável pela manutenção do local é a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP).
Já no portal de entrada, os visitantes recebem orientações para o passeio e informações sobre a preservação da natureza. O local conta com o Centro Ambiental Vera Cruz, ponto de apoio aos turistas.
Fauna e Flora únicas
Não é à toa que o local já soma 20 anos de preservação ambiental. A mata é habitada por capivaras, cachorros-do-mato, cutias, queixadas, gatos-do-mato, ouriços, tatus, onças pardas, antas e diversos outros animais. Por isso, não é permitida a entrada de animais de estimação.
De acordo com a Secretaria de Turismo do município, a melhor época para visitar a Lagoa Azul é o verão, quando o sol entrega ao público um espetáculo de natureza.
Foto: Prefeitura de São Manoel do Paraná