Se prepare! Ciclone chega à SC nesta sexta (18) e deve gerar mudanças drásticas no tempo
Mudanças drásticas no tempo ocorrerão no estado de Santa Catarina — um ciclone se aproxima da região nesta sexta-feira (18). De acordo com aviso meteorológico da Defesa Civil de SC, a formação do fenômeno ocorre entre o litoral da Argentina e o sul do RS. Junto a uma frente fria, o evento pode resultar em temporais com chuvas intensas.
Segundo o alerta, há risco moderado a alto em todas as secções do estado. Podem ocorrer quedas de árvores, chuvas pontualmente intensas, danos à rede elétrica, destelhamentos e fortes rajadas de vento. Há também possibilidade de granizo. Confira abaixo mais informações sobre o ciclone que atinge SC nesta sexta-feira.
Formação de ciclone traz mudanças no tempo em Santa Catarina
A Defesa Civil alerta que entre as 11 regiões de Santa Catarina, quatro estão sob alerta laranja e sete sob alerta amarelo – o primeiro representa alto risco, enquanto o segundo, moderado. Confira abaixo:
Risco alto
- Extremo Oeste;
- Oeste;
- Meio Oeste;
- Planalto Sul;
Risco moderado
- Planalto Norte;
- Grande Florianópolis;
- Litoral Norte;
- Litoral Sul;
- Alto Vale do Itajaí;
- Médio Vale do Itajaí;
- Baixo Vale do Itajaí;
Junto ao alerta, o órgão incluiu também orientações de segurança para a população durante o período da formação do ciclone. É essencial: procurar locais abrigados; ficar longe de janelas; desligar aparelhos; se manter distante da água em praias; e manter distância de árvores, placas, postes e outros objetos que podem ser arremessados. Mais informações de segurança podem ser visualizadas no site oficial da Defesa Civil.
INMET emite alerta para tempestades
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de tempestade para todo o território de Santa Catarina. O alerta compreende o período das 10h da sexta-feira até o mesmo horário no sábado.
A chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 a 100 km/h. Pode ocorrer granizo. O INMET alerta para a possibilidade de corte de fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos e plantações.
Imagem: Reprodução / Markus Spiske / Pixabay