Fique alerta! Número de celulares roubados no RS em curto período de tempo é assustador

Um alerta para todos os moradores do Rio Grande do Sul — há uma alta no número de roubos e furtos de celulares. De acordo com dados recentes divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/RS), ocorreram mais de 10 mil ocorrências de crimes do tipo nos primeiros sete meses de 2023.

Em média, são levados cerca de 47 aparelhos por dia em todo o estado. O número de furtos e roubos de celulares está em alta no Rio Grande do Sul — em relação ao mesmo período no ano passado, o aumento no total de casos foi de 6%. Confira abaixo mais informações sobre os dados.

Furto e roubo de celulares em alta no Rio Grande do Sul

A cada 10 notificações de crimes desse tipo, oito são furtos e apenas duas são roubos. A diferença entre os dois é o uso de violência — enquanto furtos são feitos de forma sorrateira, sem que a vítima perceba, o roubo é acompanhado de ameaças de violência.

Houve aumento no número de roubos em relação ao mesmo período no ano anterior. Enquanto em 2022 o total foi de 1.778, em 2023 aumentou para 2.112. Em 2023, o mês com maior número de ocorrências registradas foi maio, com 349 casos. Já em relação aos furtos em 2023, o período com maior número foi março, com 1.269 ocorrências registradas.

Recentemente, a Secretaria de Segurança Pública realizou a Operação Mobile Integrada, com o objetivo de combater o comércio ilegal de aparelhos celulares. De acordo com o coronel Volnei Ceolin, diretor do Departamento de Planejamento e Integração da SSP/RS, a ação contribuí para diminuir o número de casos de furto e roubo a pedestre.

“O diferencial desta operação é que ela é desencadeada simultaneamente nos 23 municípios abrangidos pelo programa RS Seguro. O objetivo não é aumentar o policiamento na rua, mas sim mirar os receptadores, interrompendo a cadeia ilegal de celulares roubados”, afirma o coronel.

Imagem: Reprodução / Freepik