Famosa rede de lojas do RS é vendida para grupo de São Paulo

A rede de lojas do Rio Grande do Sul, Paquetá, que soma 63 lojas da marca e também da bandeira Gaston, foi vendida em leilão ao grupo de São Paulo, Oscar Calçados. A disputa não teve outros lances, concorrendo na modalidade de stalking horse, quando já conta com um comprador de referência.

O preço em leilão ficou R$ 90 milhões, valor que já tinha sido antecipado à Paquetá em um mecanismo autorizado pela recuperação judicial. O advogado da rede gaúcha, Thomas Dulac Müller, explica à imprensa que o valor foi utilizado para pagar fornecedores, aluguéis e manter os pagamentos em dia.

Compra salvou a empresa

O Grupo Oscar tem mais de 100 lojas, além da operação de venda online. Sendo assim, a empresa comercializa calçados, roupas e acessórios, tornando-se popular no estado de São Paulo. As unidades ficam no interior de São Paulo, Vale do Paraíba, Triângulo Mineiro, Joinville (SC), Alagoas e Paraíba. 

Dessa forma, a compra das lojas Paquetá será a entrada do grupo ao mercado gaúcho. Contudo, de acordo com Müller, a rede deve focar sua atenção em sua indústria agora.

As indústrias do grupo representam a maior parte da empresa, que conta com sede em Sapiranga, em recuperação judicial desde 2019. A dívida soma R$ 428 milhões, com 7 mil funcionários.

Contrato de compra das lojas Paquetá

Por meio da Gaya Empreendimentos e Participações, holding controladora do Grupo Oscar, foi feito um empréstimo no modelo DIP, usado em casos de recuperação judiciais.

O contrato DIP estabelece que o financiamento será utilizado pela Paquetá para a quitação de dívidas, sejam elas para funcionários, fornecedores ou locadores. 

“Nos termos da legislação, garante a condição de stalking horse (condição de preferência para oferta) para a Gaya no processo competitivo de alienação da UPI, que acontecerá dentro da recuperação judicial da Paquetá Calçados”, diz ainda o Grupo Oscar, em nota ao Estadão.

Imagem: Tumisu / Pixabay