VÍDEO: Fenômenos são encontrados vagando no céu do RS e assusta moradores
Na madrugada desta sexta-feira (18), o Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, no Rio Grande do Sul, registrou fenômenos luminosos vagando acima de nuvens de tempestade na fronteira do Estado com o Uruguai. Confira o vídeo a seguir:
De acordo com um dos profissionais responsáveis pelo Observatório, o professor Carlos Fernando Jung, esses fenômenos luminosos são chamados de sprites, flashes rápidos e pouco luminosos que ocorrem durante tempestades.
“Eles são causados por descargas elétricas associadas a tempestades de raios que geram pulsos de energia elétrica ascendente. Esses pulsos podem excitar moléculas de gás na atmosfera superior, resultando em emissões de luz que se manifestam como os flashes luminosos característicos dos sprites”, explicou Carlos Jung ao portal de notícias g1.
Quais são as verdadeiras causas da ocorrência dos fenômenos conhecidos como sprites?
Ainda não se sabe ao certo quais são todos os causadores dos sprites, porém, geralmente eles ocorrem quando um raio atinge o solo, enviando uma descarga elétrica para altas altitudes da atmosfera (entre 50 e 100 quilômetros acima da superfície da Terra).
Segundo Jung, esse tipo de Efeito Luminoso Transiente (TLE, na sigla traduzida para o inglês), não é gerado por todas as tempestades. O especialista também afirma que eles são difíceis de serem detectados a olho nu, já que ocorrem em grandes altitudes, de forma muito rápida.
Para a Nasa, os sprites estão entre alguns dos fenômenos elétricos mais incompreensíveis na atmosfera superior da Terra. Segundo a agência espacial, eles aparecem como “um súbito flash avermelhado que pode assumir uma variedade de formas, muitas vezes combinando plumas difusas e tentáculos brilhantes e espinhosos.”
O órgão ainda explica que “alguns sprites tendem a dançar sobre as tempestades, ligando e desligando um após o outro. Muitas perguntas sobre como e por que eles se formam permanecem sem resposta”.
Imagem: Divulgação / Observatório Heller & Jung