Procon: Especialistas de cidade do RS alertam sobre golpes nas redes; confira quais são e previna-se

O Procon de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, deu segmento nesta quarta-feira (23) ao 2º Seminário Estadual das Relações e Consumo. O evento contou com a presença do professor de Direito do Consumidor, Ricardo Morishita Wada, que alertou o impacto das redes sociais como centros de novos golpes financeiros.

De acordo com Wada, a liberdade que as redes sociais proporcionam ao usuário chama a atenção de golpistas. Uma das formas mais comuns de golpe aplicado através de redes sociais é quando o golpista utiliza o nome de marcas famosas.

Dessa forma, os clientes da marca podem se direcionar ao perfil dos golpistas, procurando por itens mais baratos que o comum. 

Golpes são aplicados pelas redes sociais

Com as informações dadas pelo professor Wada, ele ainda menciona que o Procon deve fiscalizar e cobrar as redes sociais quando os consumidores registrarem denúncias relacionadas a golpes.

“É imprescindível que as denúncias sejam registradas para que as redes sociais sejam fiscalizadas, porque não é só o golpista que ganha com o golpe. A plataforma também está tendo lucro por meio dos usuários que estão sendo lesados”, destacou Wada.

Os golpistas também podem procurar por pessoas famosas, com grande alcance de público. Isso porque, ao atingir este público através de um perfil oficial das redes sociais, a desconfiança dos usuários é menor. É de suma importância ficar atento às promessas realizadas nos golpes.

Superendividamento e atuação do Procon

Depois do pronunciamento de Wada, o tema da discussão foi o superendividamento. Na ocasião, os profissionais presentes conversaram com o público destacando a atuação do Procon em proteger os consumidores e renegociar dívidas.

Outros participantes de Procons do Estado entraram no debate para mencionar a importância do órgão como protetor do público.

Foto: Reprodução / Freepik