Monumento do RS recebe benção do Papa Francisco

Na manhã desta quarta-feira (30), o Papa Francisco deu a bênção, no Vaticano, à um dos monumentos históricos mais populares do Rio Grande do Sul, o fragmento da palma da mão direita do Cristo Protetor de Encantado, cidade do Vale do Taquari. A peça mede cerca de 40 centímetros e pesa 5kg.

O objeto será encaminhado de volta ao município, onde permanecerá por algumas semanas antes de dar início à uma peregrinação nacional em várias catedrais.

A bênção foi acompanhada pela comitiva da Associação Amigos de Cristo Protetor, composta pelo vice-presidente da entidade, Robison Gonzatti, a coordenadora de Logística, Vanessa Goldoni, e o Padre Genoir Pieta, da Paróquia de Encantado. Ao grupo, o Papa Francisco expressou sua gratidão, “pela dedicação em promover a fé cristã e pela iniciativa de compartilhar um pedaço significativo desta estátua com o mundo”.

Sobre o Cristo de Encantando, abençoado pelo Papa

A estátua abençoada pelo Papa nesta semana mede 37,5 metros de altura – 43,5 metros, com o pedestal –, sendo mais alta que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com 38 metros, sendo 30 da estátua e oito da base.

O monumento foi aberto para visitações em abril de 2021 e até o momento, já recebeu mais de 200 mil visitantes de quase 50 países diferentes.

A cidade de Encantado está bem próxima de Porto Alegre e fica a 180 km de Gramado e 80 km de Bento Gonçalves.

A seguir, confira alguns dados interessantes sobre o Cristo Redentor, de acordo com informações divulgadas pela CNN:

– Altura do pedestal: 6,00 metros;

– Altura da estátua: 37,50 metros;

– Altura total do monumento: 43,50 metros;

– Envergadura dos braços: 39,00 metros;

– Peso total previsto: 1.700 toneladas;

– Altitude em relação ao nível do mar: 436 metros;

– Altura em relação a cidade: 378 metros.

Imagem: Grzegorz Galazka/Archivio Grzegorz Galazka/Mondadori Portfolio via Getty Images