PIS 2022 ainda vai ser pago em 2023? Saiba o que diz a Caixa

Todos os anos, os trabalhadores formais do Brasil recebem o PIS (sigla para Programa de Integração Social), um benefício pago para funcionários com carteira assinada. O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal, responsável por distribuir as quantias relacionadas aos direitos trabalhistas e benefícios sociais no país.

Neste ano, os brasileiros receberam o PIS referente ao ano de 2021. Os pagamentos terminaram em julho, e agora, os beneficiários já estão aguardando novas informações sobre o PIS 2022, que será pago apenas em 2024.

Saiba quando o PIS 2022 será pago

O PIS ano-base 2022 ainda não teve suas datas de início divulgadas e nem determinadas, por conta de um atraso no calendário PIS/PASEP durante a pandemia de Covid-19, que resultou no aumento de dois anos entre o ano-base e a data de recebimento. O valor também não foi divulgado. O calendário PIS para o próximo ano costuma ser divulgado no fim do mês de dezembro.

O valor do PIS/PASEP é definido de acordo com o salário mínimo do ano de pagamento, então, a quantia do PIS 2024 só será de conhecimento geral após o governo Lula (PT) divulgar o piso salarial de 2024.

No próximo ano, há chances de ocorrer um aumento no valor do PIS, por conta de um possível aumento do salário mínimo em 2024 para R$ 1.421. Caso esse reajuste realmente ocorra, os trabalhadores poderão receber um aumento de 7,65% em relação ao piso nacional deste ano.

Saiba quem tem direito ao PIS ano-base 2022

Para receber esse benefício, o trabalhador precisa estar inscrito nos programas do PIS/PASEP há, no mínimo, cinco anos; ter trabalhado com carteira assinada por 30 dias consecutivos ou mais; ter recebido até dois salários mínimos; e ter os dados trabalhistas informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Imagem: Divulgação / Caixa Econômica Federal