Não é frescura! Recipiente utilizado para beber café pode melhorar ou piorar o gosto da bebida; saiba mais

O café é uma das bebidas mais consumidas entre os brasileiros, e parte deles realmente se importa com a escolha do recipiente mais adequado para consumir esta bebida. Nesse caso, vários fatores podem explicar o porquê os recipientes mudam o gosto do café.

Dito isso, é muito importante entender que o sabor está associado a vários aspectos além da qualidade do grão do café, como por exemplo, o seu recipiente, seu modo de preparo e até mesmo a temperatura da água utilizada para preparar o seu café.

Logo, confira as recomendações de especialistas do ramo para obter o melhor café possível, dentro da sua realidade!

Mas afinal, o recipiente realmente muda o gosto do café?

Apesar de muitas pessoas acharem essa ideia um tanto quanto esquisita, o recipiente pode influenciar diretamente no gosto do café, seja psicologicamente ou por questões físico-químicas. Portanto, o recipiente consegue estimular alterações em bebidas quentes, como o café.

Não importa se é de plástico, vidro ou alumínio, cada um desses materiais irá conferir mudanças no café e seu gosto. Talvez seja uma observação importante a se fazer quando o preparo visa superar as expectativas de visitas, por exemplo.

De acordo com um estudo publicado na Flavour, e liderada pelo australiano George Vandoorn, até mesmo a cor da xícara pode influenciar no gosto do seu café. 

Onde tomar o café para que ele fique mais saboroso?

Vale ressaltar que a resposta depende do intuito. Isso porque, uma pessoa que deseja tomar uma pequena dose de café, deve preferir xícaras de louça. Por outro lado, quem for tomar doses maiores, deve dar preferência às canecas de louça.

Já os vidros devem ser utilizados com cautela, pois tendem a transferir sabores residuais de outros ingredientes. E por fim, a ágata e o plástico não são recomendados para quem quer degustar um bom café.

Imagem: Alexa / Pixabay