Chegada de fenômeno deve gerar grandes mudanças no tempo em SC
Uma área de baixa pressão atmosférica se forma em Santa Catarina nesta quinta-feira (14). Além disso, de acordo com a Defesa Civil, um ciclone extratropical no oceano será responsável por despencar temperaturas no Estado, trazendo geadas e ventos de até 80 km/h.
Segundo a pasta, as chuvas serão leves e isoladas no Meio-Oeste até o Litoral Sul, devido a um ciclone marítimo que traz umidade para o continente nesta quinta-feira (14). Porém, o tempo deve melhorar no período da tarde, à medida que o ciclone se afasta.
Os fenômenos vão fazer com que as temperaturas caiam rapidamente, trazendo uma frente fria ao território catarinense, com ventos fortes a moderados, especialmente nas áreas costeiras do Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Reviravolta no tempo de Santa Catarina
As temperaturas devem ficar baixas, com mínimas abaixo de 5°C na Serra durante o período noturno. Além disso, o mar estará muito agitado, com ondas altas e um risco moderado a alto de ressacas.
Já na sexta-feira (15), quando os ventos podem chegar a 80 km/h, uma massa de ar seco pode dar uma reviravolta no tempo de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil do estado, o fenômeno favorece a instabilidade, deixando as temperaturas mais baixas, principalmente na madrugada e primeiras horas da manhã.
As temperaturas podem cair ainda mais, em comparação com o dia anterior, com mínimas negativas nos pontos mais altos da Serra, e entre 0°C a 5°C nos Planaltos, Grande Oeste e no Alto Vale do Itajaí.
O que é ciclogênese?
A ciclogênese considera no processo de formação ou intensificação de áreas de baixa pressão atmosférica, contribuindo para o aumento da instabilidade climática de uma região, como a que acontece em Santa Catarina.
Contudo, suas consequências podem ser diversas, dependendo da intensidade da ciclogênese e da área de baixa pressão.
Imagem: Reprodução / Alex Rocha / PMPA