Empresa recebe autorização para construir novo prédio mais alto de Porto Alegre; saiba onde ele deve ficar

Em Porto Alegre, há uma disputa sobre qual construtora irá erguer o maior prédio da cidade. Uma delas que está dentro dessa disputa é a ABF Developments, que recebeu uma autorização da Aeronáutica para desenvolver o projeto da maior edificação que pode assumir este posto.

O pedido havia sido negado no ano passado pelo mesmo órgão, que analisa se há risco à operação de voos no aeroporto. Logo após isso, houve uma grande negociação para receber o “ok” da Aeronáutica. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com o CEO Eduardo Fonseca, a construção de um prédio com 130 metros, compostos por 42 andares, foi liberada no 4D Complex House, na Rua Almirante Tamandaré, 100, no 4º Distrito.

Maior prédio de Porto Alegre recebe autorização

Ainda segundo o Eduardo Fonseca, o projeto precisará de uma nova análise da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus).

“O plano diretor do 4º Distrito (aprovado na Câmara dos Vereadores e sancionado pelo prefeito em 2022) permite essa altura. Agora que temos a autorização, vamos fazer ajustes e enviar de novo à prefeitura até o final do ano. É um projeto importante para revitalizar a região”, diz.

Porém, atualmente, o maior prédio de Porto Alegre é o edifício Santa Cruz, no Centro, que conta com 107 metros de altura e 32 pavimentos.

Financiamento do maior prédio de Porto Alegre

O 4D Complex House teve o financiamento do Banco do Brasil aprovado na última semana, sendo assim, já está com sua primeira fase em andamento, com 21% das obras concluídas.

Além de residências, o prédio contempla uma área comercial. O prédio chama a atenção devido ao seu formato de escada, com uma parte que contempla a revitalização de um galpão de uma antiga fábrica de vidros.