Fez uma transferência errada? Saiba se é possível cancelar

Uma transferência bancária permite a movimentação de fundos de forma rápida entre pessoas e empresas. Com isso, a necessidade de tornar as transferências ainda mais rápidas, surgiu o pix.

Contudo, por se tratar de um processo rápido, é comum ocorrerem erros ou arrependimentos de uma transferência feita às pressas. Quando isso acontece, pode surgir a pergunta: como cancelar essa transferência?

Por aqui, você vai descobrir o que fazer quando finalizar uma transferência errada e se você pode ter o seu dinheiro de volta!

Mas afinal, como cancelar uma transferência errada?

Primeiramente, é necessário entender que há vários tipos de transferências, como por exemplo o Pix, TED ou DOC. Confira como fazer através de cada situação:

  • Pix: O pix é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, que trouxe muito mais agilidade às transferências. Caso ocorra algum equívoco, a única opção é entrar em contato com o beneficiário e solicitar a devolução;
  • DOC (Documento de Crédito): O DOC é uma opção para transferências de até R$ 4.999,99, levando um dia útil até que seja processado. Contudo, para esse tipo de transferência, é possível cancelar até às 16h do mesmo dia em que a transferência foi solicitada;
  • TED (Transferência Eletrônica Disponível): A TED é uma transferência realizada no mesmo dia, até às 17h. Caso você tenha solicitado essa transferência após as 17h ou em um dia não útil, é possível solicitar o cancelamento.

Sendo assim, é importante frisar que apenas as transferências em DOC e TED podem ser canceladas. Além disso, também é indispensável prestar atenção até o horário limite para cancelar uma transação.

  • DOC: pode ser cancelado até as 16h do mesmo dia ou até as 23h59 do dia anterior à efetivação, se agendado;
  • TED: pode ser cancelado se feito após às 17h ou em período não útil, desde que a solicitação seja feita até as 23h59 do dia anterior à efetivação.

Imagem: Reprodução / Andrew Khoroshavin / Pixabay