Escolas particulares do RS vão ficar mais caras à partir de 2024
As escolas da rede privada do Rio Grande do Sul terão reajuste em sua mensalidade de aproximadamente 8,6% para 2024. O percentual deve ficar acima dos índices que medem a inflação, adaptando os salários de funcionários e gastos.
Essa é a previsão constatada pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), após pesquisa realizada no mês de outubro. Confira abaixo mais informações sobre o aumento de mensalidade e quando ele deve ocorrer!
Índice de inflação preocupa instituições
Apesar de não ser divulgado o indicador que mede a inflação utilizado para os cálculos, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), registra uma queda de 4,57% na inflação acumulada dos últimos 12 meses, encerrado em outubro.
O IGP-M é usado amplamente como base no cálculo para reajuste de tarifas públicas, em contratos de aluguéis e de prestação de serviço. Contudo, já o Índice de Preços ao Consumidor Público (IPCA) acumula altas de 3,50% de janeiro a setembro.
Reajuste na mensalidade de escolas
De acordo com o levantamento, que consultou 87 escolas, mais de dois terços das escolas que responderam vão obter um aumento entre 8% e 14%. Os custos com contas de água, luz e investimento em materiais interferem ativamente no reajuste do valor.
“O valor depende da etapa de ensino e da estrutura de cada escola, mas o ideal é entrar no mês de janeiro com os novos valores, com essa base de reajuste, por conta do planejamento financeiro das famílias. As escolas estão projetando para cima para ter mais segurança, tendo em vista que querem aumentar as matrículas”, avalia Oswaldo Dalpiaz, presidente do Sinepe-RS.
Foto: iStock