Quase 450 mil novas identidades já foram emitidas no RS; saiba como solicitar

O Rio Grande do Sul já emitiu 488 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN), novo documento que está substituindo gradualmente o RG, desde agosto de 2022. As informações foram fornecidas pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP).

A implantação deste novo modelo de documento começou no dia 26 de julho, em Porto Alegre. Já no interior do estado, os postos de identificação começaram a emitir a primeira via da documentação em 4 de agosto.

A carteira utiliza o número do CPF como RG e está disponível gratuitamente para primeira via. Contudo, de acordo com o IGP, não há previsão sobre a implementação completa do novo modelo para a 2ª via.

Como solicitar a primeira via?

Para solicitar o novo modelo de documentação, é necessário apresentar a certidão (seja de nascimento, de casamento ou de casamento com a averbação do divórcio) correspondente ao estado civil atual e informar o número do CPF.

Para isso, a forma de atendimento é por ordem de chegada ou por agendamento prévio através do site, conforme o município do cidadão. Para saber como proceder, o nativo deve acessar o site do IGP e seguir as orientações.

Contudo, vale ressaltar que o prazo de entrega varia. Na capital, por exemplo, o prazo é de 20 dias úteis, já na Região Metropolitana é de 30 úteis e, por fim, no interior do estado o prazo é de 25 dias úteis.

Validade do novo documento

Há algumas modificações diante do novo documento, como por exemplo, a validade da identidade: cinco anos para crianças de até 11 anos e 10 anos para quem tem de 12 a 59 anos. Para as pessoas que têm mais de 60 anos, a validade será indefinida.

Além disso, o governo federal decidiu prorrogar para o dia 11 de janeiro o prazo para que todos os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade.

Foto: Ministério de Gestão e Inovação/Reprodução