Nível do Rio Guaíba gera alerta em Porto Alegre

Nesta segunda-feira (20), o nível do curso d’água do Rio Guaíba chegou a três metros, assim, atingindo sua cota de transbordamento no centro histórico de Porto Alegre. Acima desse número, ocorrem inundações. Por conta dessa situação, a Prefeitura determinou o fechamento das comportas do sistema de contenção de enchentes. Em medição realizada às 12h15, o nível atingiu 3,14 metros. 

O primeiro portão fechado foi o 4, localizado na Avenida Sepúlveda, na região central. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), todas as comportas ainda serão fechadas ao longo do dia.”Como o processo é lento, vamos iniciar pelos portões de acesso ao Cais e depois as comportas 12 e 14″, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

Ao todo, cinco comportas devem ser fechadas na região do Cais Mauá, em Porto Alegre, de acordo com a GZH. O sistema possui, 14 portões, sendo que oito ficam abertos e outros seis fechados permanentemente. O fechamento é realizado em momentos de alerta, com o objetivo de evitar o alagamento da cidade.

Famílias do RS prejudicadas pela elevação do nível do Rio Guaíba recebem auxílio

Segundo a prefeitura, a elevação das águas na região das ilhas segue sendo monitorada. Ela ainda afirmou que está prestando apoio à população ribeirinha. O ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) foi aberto no último domingo (19) para receber as famílias que precisarem.

Na noite de domingo (19), o nível do rio já havia atingido 2,67 metros, no Cais Mauá. Nesta manhã, a água ja começou a invadir a calçada dessa mesma área. Essa rápida elevação é decorrente da vazão das cheias dos Rios Taquari e Caí.

Sobre o sistema de proteção

O sistema de proteção contra enchentes envolve o muro da Avenida Mauá, onde está parte das comportas, próximo à Avenida Sepúlveda, e de acesso ao Catamarã, no Cais, além do muro de concreto no bairro Centro Histórico, e os diques espalhados por diferentes pontos da cidade, como a freeway, Avenida Castello Branco e as orlas 1, 2 e 3. As informações são do g1.