Como foi a construção de São Januário?
O estádio do Vasco da Gama, mais conhecido como São Januário, é o palco de duelos impressionantes e um centro cultural, inaugurado no dia 21 de abril de 1927. O estádio é reconhecido por lei como interesse histórico, cultural, desportivo e social para o município.
Além disso, a sua fachada, em estilo neocolonial, é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Veja mais detalhes sobre a sua construção e como foi a inauguração do Estádio São Januário!
São Januário: estádio do Vasco da Gama
Nos seus primeiros anos de vida, o Vasco usou como estádio o campo da Andarahy, porém, traçava planos para a construção do seu próprio estádio.
Contudo, a ideia só foi levada mesmo a cabo após a criação da AMEA. Um dos motivos argumentados para a não inclusão do Vasco na nova liga era a falta de um estádio próprio. Por este motivo, foi-se então dado o pontapé para a construção de São Januário. Começava ali uma campanha intensa de arrecadação de verbas.
Com isso, no dia 28 de março de 1925, o Vasco assinou uma escritura de compromisso de compra e venda de um terreno em São Januário.
Detalhes da inauguração do São Januário
Dez meses depois o estádio seria inaugurado, com a presença de Washington Luís para se tornar o maior estádio do mundo novo.
No jogo inaugural, dia 21 de abril de 1927, uma partida contra o Santos, potência paulista da época. O gol inaugural do estádio foi feito pelo santista Evangelista, aos 20 minutos do primeiro tempo. O primeiro gol vascaíno foi marcado pelo jogador Negrito aos 23 minutos do primeiro tempo. O Santos ganhou de 5 a 3.
Foto: Divulgação / Vasco