IPVA vai ficar mais barato no RS em 2024

Donos de veículos no Rio Grande do Sul poderão respirar um pouco mais aliviados em 2024. Após dois anos de subida acelerada, o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) no estado terá uma redução média de 3,27% no próximo ano. Essa queda é definida pela Tabela Fipe, que estabelece os valores a partir de médias registradas no mercado de compra e venda.

O reajuste, embora modesto, chega como uma boa notícia em um período de alta inflação. Em Porto Alegre, por exemplo, a inflação foi de 3,56% em 2023. A queda no valor do IPVA vem após duas fortes altas: 22,3% em 2022 e 9,98% em 2023.

Por que haverá redução no valor do IPVA em 2024 no Rio Grande do Sul?

A Tabela Fipe, utilizada como base para diversos negócios além do cálculo do IPVA, é atualizada conforme o preço médio dos modelos de veículos no mercado. Durante a pandemia, houve uma escalada nos preços devido à escassez mundial de insumos para a fabricação de veículos, como aço, vidro e plástico. Com o custo do carro novo em alta, os preços dos usados seguiram o mesmo movimento, reflexo registrado na Tabela Fipe e, consequentemente, no cálculo do IPVA.

Recentemente, no entanto, chegaram ao mercado uma quantidade maior de carros chineses, intensificando a competição. A isso, somou-se um ajuste nos preços de matérias-primas, que passaram a ser negociadas a valores menores. O resultado foi uma redução nos preços dos veículos, fator decisivo para a queda no valor do IPVA.

Quais as alíquotas e benefícios do IPVA em 2024?

É importante ressaltar que, mesmo com a redução no valor do IPVA, as alíquotas do imposto permanecem as mesmas: 3% para carros, 2% para motocicletas e 1% para caminhões e ônibus. Contudo, considerando que estas alíquotas serão aplicadas sobre valores de veículos menores, o valor final do imposto pago pelo contribuinte será reduzido.

A Receita Estadual e a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-RS) devem divulgar em breve o calendário do IPVA 2024, bem como informações detalhadas sobre os descontos. Para participantes do programa Bom Cidadão, a redução pode chegar a 5% sobre o valor do IPVA, considerando o cadastro de até 150 notas fiscais até o final de outubro.

Há também o benefício Bom Motorista, oferecido para quem não registrou multas nos últimos anos. O cadastro para quem ainda não faz parte do programa Bom Cidadão é feito pelo site da Nota Fiscal Gaúcha (NFG).