Frente fria deve trazer queda de temperatura para o RS nos próximos dias

Uma movimentação climática significativa vai marcar esta semana no Rio Grande do Sul. Uma frente fria, em combinação com uma zona de baixa pressão, trará uma fase de instabilidade em diversas partes do estado. Esse evento está programado para iniciar nesta quinta-feira (4), trazendo mudanças consideráveis no clima que prevaleceu até o momento.

Contrastando com os dias precedentes, a quinta-feira se inicia com sol em áreas privilegiadas como a Serra e o extremo Norte, mas a previsão é de que isso se altere à medida que o dia avance. Uma queda nas temperaturas está prevista, principalmente no Sul e na Serra, onde a mínima pode tocar os 14°C logo ao amanhecer.

Como a frente fria afetará as diferentes regiões do RS?

Enquanto Porto Alegre e redondezas podem aguardar por aproximadamente 20 milímetros de precipitação, algo em torno de 15% do esperado para este período do ano, áreas como a Fronteira Oeste e a Campanha devem se preparar para os maiores volumes de chuva. Essas mudanças climáticas evidenciam a variabilidade do clima gaúcho, trazendo desafios e adaptabilidades para seus residentes.

Não menos importante, a sexta-feira (5) reserva mais surpresas. À medida que a frente fria avança pelo território gaúcho, há previsões de uma redução ainda mais acentuada das temperaturas. Regiões como a Metropolitana, Missões, Serra e Norte podem esperar lapsos solares entre muitas nuvens, além de pancadas de chuva e eventuais tempestades. Contudo, para a Fronteira Oeste, Campanha e Sul, o sol deverá se manter proeminente, sem previsão de precipitação.