Dona do Facebook e Instagram vai pagar para quem postar em rede social

A mais recente investida da Meta com o objetivo de acelerar o crescimento do Threads, sua nova rede social, inclui uma estratégia voltada diretamente para os criadores de conteúdo. Segundo revelações feitas por uma página de suporte do Instagram, a empresa lança um programa de bônus exclusivo para convidados, que promete remunerar os usuários com base no desempenho de seus posts.

Como funciona o programa de bônus do Threads?

O programa, que ainda se encontra em fase de teste, ainda não foi oficialmente anunciado pela Meta. Contudo, os detalhes compartilhados indicam que os ganhos dos criadores serão calculados baseados no desempenho das suas publicações na plataforma ou no volume de conteúdo produzido. A iniciativa visa incentivar a migração e ativação de usuários no serviço que chegou para competir diretamente com o X (antigo Twitter).

Embora a disponibilidade desse novo recurso no Brasil ainda não tenha sido confirmada, o programa já está sendo aplicado em pequena escala para alguns usuários selecionados mundialmente. Este movimento de incentivo financeiro mira fortalecer a base de usuários ativos, seduzindo-os com a possibilidade de monetização diretamente ligada à popularidade e engajamento de suas postagens.

Especialistas sugerem que essa estratégia pode acarretar um incremento significativo no número de postagens e na qualidade do conteúdo compartilhado no Threads, incentivando uma dinâmica de rede mais vibrante e atraente. A expectativa é que, ao proporcionar uma remuneração direta pelo esforço criativo, a Meta consolide o Threads como um espaço vital para interações sociais e troca de informações relevantes.

Os primeiros feedbacks são promissores. De acordo com o Engadget, criadores nos Estados Unidos já estão sendo recompensados por suas postagens de alto desempenho, com relatos de ganhos que alcançam até US$ 5.000. Esse modelo de remuneração já foi explorado anteriormente pelo Instagram com o Reels, porém a simplicidade e menor demanda de produção no Threads torna o processo ainda mais atrativo para os usuários.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, projeta uma escalada rápida para o Threads, apontando para uma projeção de bilhões de usuários futuramente, sustentada substancialmente por essas novas políticas de incentivo. O sucesso do programa determinará, em grande parte, o ritmo de crescimento da plataforma.