Tradicional festival de SC é cancelado e não terá edição em 2024
O cancelamento de um dos mais tradicionais eventos do Sul de Santa Catarina, a Festa do Vinho de Urussanga, foi confirmado pelo prefeito interino Jair Nandi. Este anúncio, feito na última quarta-feira (8), trouxe uma onda de preocupações tanto culturais quanto econômicas. O prefeito destacou que a decisão veio acompanhada de grande pesar.
Qual a razão do cancelamento da Festa do Vinho deste ano?
Em uma reunião detalhada com a imprensa, foi explicado que a cidade necessita realocar seus recursos financeiros com urgência. Áreas vitais como educação, saúde e infraestrutura precisam desse incremento financeiro, especialmente quando o município enfrenta não apenas desafios financeiros, mas também administrativos significativos. Um dos maiores desafios citados pelo prefeito foi a necessidade de exoneração de 250 servidores, exigência feita pelo Ministério Público devido a contratações consideradas irregulares em gestões anteriores.
Períodos de exoneração, definidos pelo prefeito, incluem 25 dias para desligamento de cargos não essenciais e 45 dias para apresentar um plano específico para a Secretaria de Educação. Além disso, a administração enfrenta pressões devido a investigações sobre compras de terrenos com valores questionáveis, ressaltando o clima de “troca de comando” no governo de Urussanga.
Jair Nandi, vice-prefeito de Urussanga, assumiu o comando da administração municipal depois que Luis Gustavo Cancellier foi detido durante a segunda etapa da Operação Terra Nostra, conduzida pela Polícia Civil em abril.
Essa operação investiga a compra, pela prefeitura de Urussanga, de um terreno destinado ao parque industrial III e de um imóvel para uma nova garagem municipal, ambos adquiridos por preços tidos como inflacionados.