Áreas afetadas por enchentes no RS terão chuvas nesta semana; confira previsão
A semana no Rio Grande do Sul começa com uma previsão preocupante. Conforme previsão da MetSul Meteorologia, altos volumes de chuva e a chegada de uma poderosa massa de ar polar prometem marcar os próximos dias na região. Este cenário vem em um momento delicado, enquanto o estado ainda se recupera de históricas enchentes.
Como será a distribuição da chuva ao longo da semana?
O estado, que já enfrenta inundações e graves consequências das enchentes recentes, terá pouco alívio nos primeiros dias da semana. Enquanto a segunda-feira mostra sinais de melhoria com a chegada de ar mais seco, a instabilidade retorna já na terça-feira com previsões de chuvas que devem perdurar até sexta-feira.
Na quarta-feira, uma frente fria se organiza, trazendo precipitações moderadas a fortes, especialmente no Oeste e no Sul do estado. Essa condição climática adversa se estenderá para outras regiões conforme a semana avança.
Além das chuvas, o cenário é agravado pelo ingresso de uma forte massa de ar polar, prevista para sexta-feira e o fim de semana. Esta massa trará consigo não só um frio mais intenso do que o usual para a época, mas também ventos fortes que podem provocar novos aumentos no nível do Guaíba.
Estima-se que o vento Sul possa provocar um represamento, elevando o nível do lago em até meio metro. Tal situação é especialmente crítica, pois pode complicar ainda mais o cenário de enchentes e desalojados.
O Rio Grande do Sul se prepara para dias desafiadores com acumulados de chuva que podem superar 100 mm em várias regiões. Especial atenção é necessária para a região de Porto Alegre e para a Lagoa dos Patos, que já enfrenta uma situação de cheia recorde.
Alerta para a possibilidade de inundações severas e riscos associados ao vento forte, recomendando que a população siga as orientações de segurança e fique atenta aos avisos meteorológicos.