Grêmio tem a quinta melhor torcida do Brasil em novo ranking; veja lista

O cenário do futebol brasileiro está sempre em ebulição com a paixão que transborda dos torcedores. Uma recente pesquisa realizada em uma parceria entre a Quaest, CNN e Itatiaia, destacou as maiores torcidas do país, trazendo surpresas e confirmações.

Com uma metodologia que envolveu a opinião de mais de 6 mil pessoas em 278 cidades brasileiras, a pesquisa pontuou não apenas a magnitude, mas também a distribuição geográfica das torcidas. O Flamengo liderou de forma isolada, seguido por um trio de gigantes paulistas: Corinthians, Palmeiras e São Paulo. O Grêmio conquistou a quinta posição, sendo destaque como o principal clube fora do eixo Rio-São Paulo.

Como o Grêmio se posiciona em meio a gigantes do futebol nacional?

O Tricolor Gaúcho mostrou sua força ao assegurar 3% dos votos, situando-se à frente de muitos outros clubes tradicionais e se estabelecendo como uma referência em engajamento fora das maiores metrópoles do futebol brasileiro.

O Grêmio enfrenta desafios, como a necessidade de jogar fora de seu estádio, a Arena do Grêmio, devido aos danos causados pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Para os próximos jogos da Libertadores, o clube utilizará o estádio Couto Pereira, em um período estimado de 90 dias longe de sua casa oficial.

Ranking das melhores torcidas do Brasil, segundo a pesquisa

  1. Flamengo: 42%
  2. Corinthians: 19%
  3. Palmeiras: 5%
  4. São Paulo: 5%
  5. Grêmio: 3%
  6. Atlético-MG: 3%
  7. Vasco: 2%
  8. Internacional: 2%
  9. Cruzeiro: 1%
  10. Santos: 1%
  11. Sport: 1%
  12. Bahia: 1%
  13. Athletico-PR: 1%
  14. Fluminense: 1%
  15. Fortaleza: 0%
  16. Seleção brasileira: 0%
  17. Outros: 2%
  18. Nenhum: 1%

Além dos obstáculos com o estádio, o Grêmio também enfrenta questões climáticas que têm afetado o CT Luiz Carvalho. Recentemente, fortes chuvas causaram danos significativos nos gramados. Este cenário exige planejamento e estratégias adaptativas por parte da administração do clube para assegurar que tanto a infraestrutura quanto o desempenho em campo não sejam comprometidos.