Trabalhadores do RS recebem doação de R$ 2 milhões da Netflix
No recente episódio de enchentes que devastou parte do Rio Grande do Sul, centenas de profissionais ligados à produção audiovisual sofreram grandes prejuízos. Frente a essa calamidade, uma grande aliada desses trabalhadores surgiu: a Netflix confirmou uma doação de R$ 2 milhões destinada a apoiar esses artistas e técnicos através da Fundacine.
A Fundação de Cinema do Rio Grande do Sul, entidade que será responsável por gerenciar e repassar o valor, já delineou um plano de apoio. Segundo apurado, tanto profissionais que atuam atrás das câmeras quanto aqueles que encantam na frente delas foram profundamente impactados, tendo muitos perdido não apenas equipamentos, mas também seus próprios lares.
Como a Fundacine irá administrar a doação da Netflix?
A operacionalização dos fundos pela Fundacine será focada prioritariamente em ajudar profissionais que vivem de projetos freelancers e que tiveram suas atividades diretamente interrompidas pelas inundações. As linhas de auxílio visam garantir uma retomada mais tranquila destes profissionais ao mercado de trabalho.
Para estar elegível ao recebimento do auxílio proposto, os profissionais devem atuar no setor audiovisual, seja em televisão ou cinema, e mostrar que foram diretamente afetados pela enchente. Há um formulário online à disposição desde terça-feira (4), que segue aberto até 25 de junho. A iniciativa também permite inscrições via telefone pelo número (51) 99580-0624., contemplando aqueles que estão com acesso restrito à internet.
De acordo com o diretor da Fundacine, Beto Rodrigues, a iniciativa pretende não só apoiar emergencialmente, mas também assegurar a sustentabilidade a longo prazo dos profissionais afetados. Complementarmente, a ação conta com a parceria do Ministério da Cultura, que favoreceu o enlace entre a Fundacine e a Netflix.