Pesquisa revelou o que os gaúchos mais consideram ao procurar uma casa nova

Uma pesquisa divulgada pela startup Loft em parceria com a Offerwise, trouxe à tona os principais atributos valorizados pelos moradores do Rio Grande do Sul na hora de escolher uma moradia. A segurança da vizinhança foi o fator decisivo para 63% dos gaúchos pesquisados.

Além da segurança, outros fatores como infraestrutura do bairro (59%) e vizinhança tranquila, juntamente com a arborização (ambas com 57%), também tiveram destaque. Essas informações foram coletadas com base nas respostas à pergunta “Quando pensa no imóvel ideal, quais são as características que você mais valoriza?”.

Preferências dos Gaúchos na escolha da moradia

Os dados coletados mostraram que, de 12 Estados pesquisados, o Rio Grande do Sul apresentou o maior percentual de preferência pela arborização. O segundo estado mais próximo, nesse quesito, foi o Distrito Federal, com 55% das respostas. O estudo foi realizado com mil entrevistas online entre os dias 4 e 7 de junho, com uma amostra representativa da população adulta brasileira. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

Em nível nacional, as opções mais citadas pela população brasileira são “vizinhança segura” (65% das respostas), “vizinhança tranquila” (61%) e “infraestrutura do bairro” (57%). Esses resultados demonstram como segurança e tranquilidade são cruciais para os brasileiros, ficando consideravelmente à frente de outros aspectos que também trazem grande qualidade de vida.

O que mais importa na escolha da moradia?

A segurança foi a característica mais citada em todas as classes sociais, faixas etárias e macrorregiões do Brasil. Isso mostra uma tendência nacional de buscar ambientes seguros para viver. No Rio de Janeiro, por exemplo, a segurança atingiu o pico de citação com 71%. Na Região Sul, Santa Catarina foi a exceção, onde “vizinhança tranquila” foi mais mencionada (67%) comparado a “vizinhança segura” (60%).

  • Segurança da vizinhança – 63%
  • Infraestrutura do bairro – 59%
  • Vizinhança tranquila – 57%
  • Arborização – 57%

A pesquisa mostra de forma clara os desejos e necessidades dos brasileiros em relação à moradia. A segurança como prioridade reflete um cenário onde a população busca ambientes protegidos para construir suas vidas e famílias.

Essas informações são fundamentais para entender o comportamento do consumidor e auxiliar na tomada de decisões de mercado. Empresas do setor imobiliário e órgãos governamentais podem usar esses insights para planejar e desenvolver áreas urbanas que atendam às expectativas da população.