Famoso streaming pode seguir passos da Netflix e adotar plano de assinatura com anúncios

A bolha das plataformas de streaming parece estar cada vez mais próxima de estourar. Desde o surgimento de novos concorrentes para a Netflix, o mercado ficou saturado, resultando em catálogos fragmentados, aumentos constantes nos preços das assinaturas, bloqueio no compartilhamento de senhas, planos com anúncios e outras medidas que prejudicam os consumidores.

Apple TV+ pode adotar plano com anúncios

A Apple TV Plus começou a implementar medidas para diminuir os custos de produção e maximizar os lucros, refletindo uma mudança significativa na estratégia da empresa. De acordo com informações recentes, a Apple está negociando com autoridades sobre a coleta de dados de usuários da Apple TV Plus para monitorar os resultados de anúncios. Contudo, essa é apenas uma das medidas que a plataforma está estudando para reduzir os gastos com a produção de conteúdos originais, que possuem um valor estimado de US$ 20 bilhões.

Segundo o relatório, a Apple tem conversado com a U.K. Broadcaster’s Audience Research Board (BARB) para explorar técnicas adicionais de coleta de dados. A BARB já fornece dados para as principais emissoras no Reino Unido, então a empresa pode receber números relevantes para a audiência em sua região.

Quais são as alternativas para a Apple TV+?

Nos EUA, a Apple tentou lançar um plano com anúncios em 2022. No entanto, parece que a empresa e as autoridades não chegaram a um consenso para a coleta de dados. No momento, a Apple TV+ ocupa apenas 0,2% da audiência dos streamings nos EUA, com a Netflix liderando o mercado. Uma participação de mercado irrelevante, aliada a despesas exorbitantes, representa um resultado catastrófico.

O vice-presidente sênior de serviços da Apple, Eddy Cue, está buscando a ajuda de dois chefes de estúdio de Hollywood, Zack Van Amburg e Jamie Erlicht, para auxiliar no controle de orçamento da plataforma.

Ruptura (Severance), uma série original da Apple TV Plus, terminou as filmagens da 2ª temporada depois do sucesso da primeira. No entanto, foi um empreendimento caro, com custos chegando a US$ 20 milhões por episódio. Este tipo de investimento levanta a questão sobre a sustentabilidade financeira da plataforma a longo prazo.

A Netflix e Disney Plus viram um aumento no número de assinantes depois do lançamento de planos com anúncios. Porém, muitos usuários concordam que é inconcebível ver anúncios em um serviço pago, mesmo que por um valor mais acessível.