Coritiba tem apenas um time para se inspirar na busca o acesso
O Coritiba está enfrentando uma situação desafiadora na Série B do Campeonato Brasileiro, encerrando o primeiro turno com apenas 23 pontos somados. Essa marca representa a pior participação do clube na primeira metade da competição. Para o Coxa, isso pode ter um impacto significativo na disputa pelo acesso, o principal objetivo da equipe na temporada.
Desafio do Coritiba para conquistar o acesso
A comparação histórica não é favorável. Desde 2006, a Série B adota o formato de pontos corridos e, em apenas uma ocasião, um time que terminou o turno com 23 pontos conseguiu ficar entre os quatro primeiros na 38ª rodada. Em 2016, o Avaí teve um desempenho similar ao do Coritiba nas primeiras 19 rodadas, com seis vitórias, cinco empates e oito derrotas.
O clube catarinense conseguiu uma arrancada impressionante no segundo turno, vencendo 13 partidas, empatando quatro e perdendo apenas duas, somando 43 dos 57 pontos possíveis. Esta campanha o levou ao vice-campeonato da segunda divisão.
O técnico Jorginho mantém o otimismo, mesmo após a derrota por 2×0 para o Botafogo-SP em sua estreia no comando do time. “O melhor de tudo não é o início, e sim como se termina. E nós vamos terminar na Série A”, afirmou ele, destacando a disciplina observada em apenas quatro dias de trabalho.
Outros times também superaram má fase no primeiro turno
Além do Avaí em 2016, outros times também conseguiram superar uma má primeira metade para garantir o acesso. O Bahia, no mesmo ano, finalizou o primeiro turno com 25 pontos e conseguiu subir com uma campanha de 38 pontos no returno, totalizando 63 pontos ao fim da competição.
Outro exemplo é o América-RN, que na primeira edição dos pontos corridos em 2006, somou apenas 25 pontos no primeiro turno, mas fez 36 no returno, garantindo o quarto lugar e o acesso com 61 pontos.