Pesquisa revelou boa notícia para brasileiros que usam cartão de crédito

A inadimplência na carteira de cartões de crédito no Brasil caiu 1 ponto porcentual entre junho do ano passado e o mesmo mês deste ano, alcançando 7,7%. Esses dados são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Embora tenha havido um pequeno aumento de 0,4 ponto porcentual no primeiro trimestre deste ano, o indicador permanece controlado.

Giancarlo Greco, presidente da Abecs, afirmou em coletiva de imprensa que a situação está alinhada com a retomada que tem sido observada por parte dos emissores de crédito. Ele destacou que essa retomada reflete um cenário mais positivo para a economia do país e para o consumo das famílias.

Como está a inadimplência nos cartões de crédito em 2024?

De acordo com os dados da Abecs, a inadimplência nos cartões de crédito no Brasil está em um patamar considerado estável, mesmo com a ligeira alta observada no início deste ano. Apesar desse aumento, a taxa de inadimplência de 7,7% é vista como um reflexo da melhora econômica e do ajuste nas políticas de crédito pelos emissores.

A comparação entre diferentes tipos de linhas de crédito também revela uma grande disparidade na relação com o endividamento das famílias. Por exemplo, o crédito rotativo, que muitas vezes é associado aos cartões de crédito, representa somente 2,3% do total do endividamento familiar, enquanto o crédito imobiliário e consignado têm uma participação significativamente maior, com 40,5% e 24,3%, respectivamente.