Fim da “biblioteca” do Google Fotos; entenda o que vai mudar

Na última sexta-feira (9), o Google Fotos anunciou uma atualização significativa em seu aplicativo, disponível tanto para Android quanto para iPhone (iOS). A tradicional aba “Biblioteca” será substituída pela nova aba “Coleções”, trazendo um layout renovado, mais facilidade de acesso e um aumento na privacidade dos usuários. A mudança promete ser liberada de forma gradual nas próximas semanas.

A nova aba “Coleções” visa melhorar a organização das fotos e vídeos salvos no serviço de armazenamento em nuvem do Google. Com isso, o Google pretende oferecer uma experiência de uso mais intuitiva e confidencial para seus usuários.

Nova aba Coleções no Google Fotos

A aba “Coleções” deve manter uma aparência familiar, mas com algumas mudanças importantes. Os atalhos fixos para “Favoritos” e “Lixeira” continuarão no topo da tela. No entanto, dois novos atalhos dinâmicos serão adicionados, baseando-se na forma como cada usuário interage com o aplicativo. Por exemplo, se você costuma acessar capturas de tela salvas no aparelho, poderá ver um botão de acesso rápido para esses prints.

No centro da página, todos os seus álbuns estarão organizados de maneira prática. Álbuns privados, compartilhados e até os criados automaticamente pelo Google, como “Documentos” e “Pessoas e Pets”, poderão ser acessados facilmente. Além disso, os usuários poderão aplicar filtros como “Todos”, “Compartilhados comigo” ou “Meus álbuns”, para facilitar ainda mais a navegação.

Uma das grandes melhorias da nova aba “Coleções” é o aumento na privacidade do usuário. A “Pasta trancada”, que exige uma senha para ser acessada, foi reposicionada. Anteriormente, esse recurso ficava visível no topo da tela “Biblioteca”, deixando muitos usuários desconfortáveis pela falta de discrição. Agora, para acessar essa pasta, será necessário deslizar até a parte inferior da aba “Coleções”. Além disso, os usuários também encontrarão, no final da aba, os itens arquivados, vídeos, e mídias recentes adicionadas ao app.