Brasileiros são pegos de surpresa com encerramento de rede social

Há algum tempo, Elon Musk o dono do X, antigo Twitter e Alexandre de Moraes ministro do Supremo Tribunal Federal trocam farpas. Ambos não concordam com a regulamentação do aplicativo no país e por isso, nos próximos meses, podemos não ter mais a rede disponível.

O comunicado oficial de Musk foi feito por meio da própria rede. O empresário anunciou que fechou o escritório da empresa no Brasil e novidades podem acontecer a qualquer momento. Elon fala sobre censura, algo que não aceita:

“A decisão de fechar o escritório 𝕏 no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas do @alexandre , não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados.” – escreveu.

Rede Social pode ser excluída no país

Ainda não se sabe quais serão os próximos passos do X, mas o dono do aplicativo não ter boas relações com o país não é nada legal. Muitas pessoas dependem da rede para distribuírem seus trabalhos e isso pode acabar sendo atingido.

O perfil do X no Twitter também falou sobre a situação e citou um documento em sigilo do ministro Alexandre de Moraes. Nele, por conta da negativa de Elon Musk seguir as regras propostas pelo país, o ministro teria ameaçado multar e prender a encarregada pelo escritório da plataforma no país.

Alexandre propôs que a plataforma banisse os perfis que publicavam discurso de ódio e mensagens com conteúdo antidemocrático, Musk não aceitou.

A estratégia do empresário então foi fechar seu escritório no país, assim, fica mais complicado exigir o cumprimento das decisões judiciais segundo o coordenador dos cursos de direito da ESPM, Marcelo Crespo.