Anvisa deve realizar importante mudança na venda de cigarros
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, visa mudar alertas das embalagens de cigarros para algo ainda mais impactante. As mesmas são obrigatórias e servem para que pessoas vendo as situações citadas, parem de fumar.
Após uma pesquisa sobre os efeitos das advertências em fumantes, surgiu na agência a vontade e a necessidade da mudança do layout, para que o mesmo tenha ainda mais assertividade ao público alvo, que só aumenta.
A mudança foi aprovada pelos departamentos da instituição e agora segue para etapa de consulta pública durante os próximos 45 dias. Na mesma, o órgão terá uma visão ainda melhor se o possível resultado será efetivo ou não.
Anvisa segue tentando
Uma das intenções da Anvisa é colocar um QR Code para acesso às informações para deficientes visuais e também mudanças nos locais onde informações sobre a substância estão escritas. A intenção é que no novo local, seja mais vista e consequentemente, mais lida.
As novas caixas também receberão símbolo de “tóxico” e não somente a escrita em mais uma tentativa de mostrar o poder destrutivo do produto. Na frente da caixa estariam o QR Code, número do Disk Saúde e ouvidoria geral do SUS.
A intenção é a mesma desde o início da obrigatoriedade dos alertas na caixa, fazer pessoas pararem de fumar. O alto índice de câncer causado pelo cigarro e outros problemas de saúde são os principais motivos para que isso aconteça e que a Anvisa busque novas formas de chamar a atenção.