Rio Grande do Sul é o estado com mais cidades com apenas um candidato a prefeito no país; confira lista
De quatro em quatro anos acontecem as eleições municipais para prefeitos e o Rio Grande do Sul tem chamado a atenção em um quesito em 2024. O estado é o que mais tem cidades com apenas um candidato a prefeito no país.
Quando isso acontece, as eleições ao menos acontecem, afinal, se não existe oposição o candidato é escolhido por se propor e apenas um voto o torna eleito. Ao todo, até o momento 43 municípios contam com apenas um concorrente à prefeitura.
Basta apenas uma pessoa, que pode ser do seu partido, familiar ou conhecido votar no candidato para que o mesmo seja eleito, isso no entanto, dificilmente acontece. Os dados foram levantados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Rio Grande do Sul tem grande compromisso
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) falou sobre o assunto por meio de seu presidente, Paulo Ziulkoski:
“Essa característica incomum, que costuma ocorrer com uma centena de municípios a cada pleito [em todo o Brasil], leva à eleição do postulante a partir da contabilização de um único voto pelo TSE” – iniciou.
Para completar, falou mais sobre como está acontecendo a situação:
“Quando avaliamos todos esses dados juntos, pensamos na hipótese mais provável de que os desafios crescentes desestimulam as pessoas a entrarem na disputa eleitoral, especialmente para a vaga de prefeito. E não falo apenas da falta de recursos financeiros e de apoio técnico. As dificuldades incluem questões burocráticas e entraves jurídicos, que tornam a vida pública muito penosa na ponta” – analisou o presidente do órgão.