RS perdeu mais de 30% do público dos cinemas após a pandemia
Cinco de maio de 2023, mais de um ano atrás a pandemia do Covid-19 tinha seu fim decretado no Brasil, porém, resultados da mesma ainda são sentidos. Durante o período recluso em casa, o povo aprendeu a fazer em seu lar coisas que antes faziam fora dele.
Uma delas é o cinema. Muitas pessoas estão preferindo acompanhar seus filmes favoritos na televisão da sala de casa por plataformas de streaming após a inserção do que ir ao cinema para estreias. Estudos provam essa diminuição.
Para se ter uma ideia, no ano de 2019, o Rio Grande do Sul teve 7,7 milhões de espectadores nos cinemas do estado. Já em 2023, último ano quando o estudo foi realizado, o número foi de 5,1 milhões, uma baixa que representa 33,76%.
RS espera por dias melhores no cinema
Neste mesmo período o número de salas de cinema aumentou anteriormente, o número era de 157 agora, saltou para 179. Tudo isso se explica na expectativa de melhora de público nos próximos anos no cinema.
Vale lembrar também que os números alcançados em 2019 tem ligação com bilheterias alcançadas em 2018, quando o mundo do cinema teve estreias que “roubaram a cena”. Vingadores: Guerra Infinita, Aquaman, Pantera Negra e Os Incríveis 2 foram alguns dos lançamentos na época.
Neste ano, Divertida Mente 2, Deadpool & Wolverine e Meu Malvado Favorito 4 foram sucessos em bilheteria e por isso, os números quando forem analisados também podem ser bastante altos. A verdade é que espera-se que nos próximos anos, o cinema volte a ser prioridade do público.