Dona do Instagram anuncia encerramento de plataforma
14 de janeiro de 2025, essa será o último dia em que o Instagram utilizará filtros de realidade aumentada em sua plataforma. Após essa data, o aplicativo excluirá os efeitos criados por usuários da rede e somente os criados pelo Meta (Facebook e Instagram) continuarão funcionando.
Os criadores de filtro não conseguirão mais fazer login na “Meta Spark”, local onde os filtros atualmente são criados. A plataforma lançada há sete anos deixará de existir e de apoiar criadores que deixavam suas criatividades à tona no espaço.
Conteúdos já publicados com os efeitos não serão afetados, mas para entrar novamente no Instagram, os criadores precisarão abrir portfólio em outros sites e depois, tentar colocá-los na plataforma. Neste modelo, todos serão analisados:
Instagram quer menos filtro
“Isso significa que os efeitos de realidade aumentada (RA) criados por terceiros — incluindo marcas e a nossa comunidade de criadores de RA — não estarão mais disponíveis a partir desta data. Os efeitos de realidade aumentada de propriedade da Meta continuarão disponíveis para os nossos usuários em nossos aplicativos” – disse a Meta em comunicado.
Nessas novas recomendações, diferentemente do que acontece atualmente, os filtros devem ter uma maior resistência a serem adicionados ao aplicativo. O Meta consegue ter um controle maior do que entra e funciona na plataforma.
Nas demais redes sociais e principalmente no Tiktok está rolando uma trend com aplicativos novos onde criadores podem fazer seus filtros e dessa forma, já estarem preparados quando a data no próximo ano chegar.
Dessa forma, podem enviar com antecedência e a aprovação seria mais “rápida”.