Alerta importante para população de Porto Alegre nesta semana

Neste domingo (15), a qualidade do ar em Porto Alegre apresentou uma significativa melhora. De acordo com o painel do IQAir, uma plataforma suíça especializada no monitoramento da qualidade do ar, às 13h, o índice de poluição do ar mostrava 33 pontos, o que é considerado um nível “bom”.

Com essa melhora, os porto-alegrenses puderam aproveitar para abrir as janelas e realizar atividades ao ar livre com mais tranquilidade. No sábado (14), a cidade experienciou um dia de céu azul após uma semana tomada pela densa fumaça das queimadas e pela chuva de sexta-feira (13). No entanto, há previsões de que essa condição favorável não deve durar muito.

Como Será a Qualidade do Ar em Porto Alegre Durante a Semana?

A previsão indica que a qualidade do ar deve começar a piorar a partir de quinta-feira (19), quando o índice ficará em um nível moderado. Na sexta-feira (20), a situação poderá se tornar crítica especialmente para “populações sensíveis”. Para ter uma ideia, na última sexta-feira (13), a poluição chegou a alarmantes 172 pontos no índice do IQAir.

Ainda que a qualidade do ar tenha melhorado, o painel indica que a concentração de PM2,5 — material particulado fino com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros — está 1,6 vez acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma boa qualidade do ar.

Quais Capitais Brasileiras Enfrentam Maior Problema de Qualidade do Ar?

Neste momento, as capitais da região Norte do Brasil apresentam os índices mais preocupantes de qualidade do ar. Em Porto Velho, Rondônia, o índice chegou a 366 pontos, enquanto em Rio Branco, no Acre, marcava 199 pontos.

Além dessas capitais, outras localidades também enfrentam desafios. Por exemplo, Campinas/SP registrou um índice de 166 pontos, enquanto a cidade de São Paulo, que recentemente liderou o ranking global de pior qualidade do ar, mostrou uma melhora e caiu para 31 pontos neste domingo.

Medidas para Proteger a Saúde Durante Dias de Alta Poluição

Até quarta-feira, Porto Alegre deve continuar com índices de qualidade do ar entre 33 e 40 pontos. No entanto, na sexta-feira, os níveis podem aumentar drasticamente para 137 pontos, o que é um alerta para a saúde da população.

Os impactos da má qualidade do ar são significativos e podem agravar doenças respiratórias, resultando em cerca de 4,9 milhões de mortes anuais, conforme dados de 2017 pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) divulgados em 2020. No Brasil, a situação é agravada pela seca e queimadas constantes nas últimas semanas.

Para minimizar os efeitos adversos durante dias de alta poluição do ar, recomenda-se:

  • Aumentar a ingestão de líquidos, especialmente água;
  • Usar umidificadores de ar em ambientes internos;
  • Evitar exercícios e atividades ao ar livre;
  • Utilizar máscaras, sobretudo para indivíduos com condições de saúde preexistentes.

Seguindo essas precauções, é possível reduzir os riscos associados à poluição do ar e manter a saúde respiratória em dia, especialmente em épocas de maior concentração de poluentes.