A chegada do 5G em Porto Alegre será iniciada pela limpeza do espectro que acontece nesta semana

É esperado que até esta sexta (22), a mitigação e desocupação das estações profissionais de satélite (FSS) em Banda C seja concluída em Porto Alegre.

A etapa é um importante passo para a implementação do 5G, uma vez que a Banda C ocupa o mesmo espectro da quinta geração de dados móveis, o 3,5 GHz.

O comunicado foi feito em encontro virtual nesta terça (19), pelo diretor de operações da Entidade Administradora da Faixa (EAF, ou Siga Antenado), Antonio Parrini.

Uma vez finalizado o processo e iniciada a distribuição dos kits de antena digital em Banda Ku, o espectro de 3,5 GHz poderá ser liberado para o 5G pelo Gaispi.

Situação do 5G em Porto Alegre

O trabalho de mover as estações de satélite do 3.625-3,7 GHz para outra frequência já foi realizado na Capital, e o que falta é a instalação de filtros contra interferências do 5G nas estações de Banda C nas quais a escolha foi pela mitigação.

Porto Alegre conta com 62 estações profissionais de satélites que passaram ou ainda devem passar pelo processo, segundo a EAF.

Através dos aprendizados adquiridos em Brasília, primeira cidade a receber o 5G, a EAF possui agora alguns pontos de atenção, como por exemplo:

A presença de estações de satélite ainda não cadastradas e o cadastro incorreto de outras, que indicam o uso de uma frequência diferente da utilizada na prática e especificidades (como a dupla polarização), que podem exigir mais de um filtro por estação.

Cronograma de ativação do 5G nas Capitais

De acordo com o cronograma da EAF, o processo deve ser finalizado até agosto nas capitais, e a ativação do 5G deve ocorrer definitivamente em setembro.

Ao longo do segundo semestre do ano, outros 26 municípios com mais de 500 mil habitantes deverão receber os serviços de desocupação e mitigação das estações de satélite em Banda C, para ativação do 5G a partir de 2023.

É esperado que o processo de implementação da quinta geração de dados móveis seja finalizado em todo o país até 2026.