A greve do INSS tem paralisação de 80% dos peritos do INSS
Os perítos do Instituto Nacional do Seguro Nacional – INSS do Rio de Janeiro entraram em greve na última quarta-feira (30). Cerca de 80% dos servidores estão paralisados reivindicando melhores salários e condições de trabalho. Além dos peritos, os servidores do INSS também aderiram ao movimento.
Entre as reivindicações dos perítos estão o rejuste salárial em 20%, para recompor a inflação de 2019 a 2022 e o encerramento da teleperícia, perícia realizada de forma virtual.
Além disso, os peritos querem uma melhoria nas condições de trabalho nas agências, como a climatização e a higienização das agências, a contratação de três mil servidores através de novos concursos, e ter como meta diária12 atendimentos presenciais.
Além dos peritos, os servidores também aderiram a greve
Além dos médicos, os servidores aderiram à greve na última quinta-feira (31). Entre as solicitações, os servidores reivindicam um reajuste de 19,9% nos salários para repor a inflação desde 2019, reformulação no plano de carreira, das 30 horas semanais e a realização de concurso para contratação de novos profissionais.
Atendimento nas agências
Apesar da greve ter prejudicado o atendimento para quem precisa dos serviços do INSS, nem todas estão fechadas. Porém, o cidadão que precisa ir até uma agência, o ideal é pesquisar a atual situação para não encontrar a agência fechada.
Ministério da Previdência recomenda reagendar a perícia médica
Por causa dos impactos devido à paralisação dos servidores e perítos do INSS, o Ministério da Previdência recomenda a reagendar a perícia médica. Para remarcar o atendimento, o beneficiário deve acessar o Meu INSS, na aba “Benefícios” clicar em “Perícia” e em “Remarcar Perícia”, informar o número do documento e clicar em “Reagendar atendimento”.